Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

ARTIGOS

POR QUE O HOMEM TEM O SENIMENTO DE CULPA?

A palavra culpa vem do Latim culpa e significa falta. O dicionário Larousse defini assim o termo: atitude imprudente ou negligente; desprovida da intenção de lesar, mas que produz dano ou ofensa a outrem; transgressão da lei religiosa; pecado.
Vários seguimentos têm seus conceitos sobre a palavra em apreço. O interessante que essas Ciências reconhecem que esse sentimento é real e inato ao ser humano.
Para Psicanálise o sentimento de culpa é como um mal-estar que surge em razão da falta de orientação do sujeito para seu agir no mundo. Freud definia o mal-estar como sendo essencialmente sensação de culpa e o caracterizava como o maior entrave ao projeto civilizatório, como um problema ético, ou seja, como uma problemática que diz respeito ao modo como a busca pela orientação está articulada no humano.
De acordo com a Filosofia, o que causa o sofrimento (culpa) a humanidade é o absurdo, a falta de sentido e a violência. Com isso o homem busca superar as contradições, os conflitos e a violência que deles decorrem. Então se busca um mundo harmonioso que será possível onde tudo, atos, relações, desejos, sejam legitimados pela razão. Portanto a satisfação não legitimada (pela sociedade) é que gera o sentimento de culpa, segundo a Filosofia.
Outro aspecto do sentimento de culpa é a questão do seu relacionamento com o passado. Geralmente ele se manifesta por causa de algum erro que alguém cometeu, que não deveria ter cometido. Isto acaba sendo um autodesprezo que não aceita falhas e fragilidades diante da das circunstâncias da vida. É uma vingança que a pessoa faz a si mesma. A culpa faz gastar energias em lamentações interiores naquilo que já ocorreu ao invés de gastar em novas coisas, novas ações de novos comportamentos. É um apego ao passado.
Mas afinal o que realmente gera a culpa? Analisemos esse texto. Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; (Rm. 2.15). Esse trecho nos esclarece que o homem tem uma lei escrita no coração que aprova ou desaprova pensamentos e comportamentos. Ou seja, Deus introduziu no interior do homem o seu tribunal para julgar o que é certo ou errado. Portanto a consciência humana é a que distingue o que é pecado e o que não é (para os que não conhecem a lei de Deus). Reprovando os pecados cometidos, gerando culpa e arrependimento, etc. O mal-estar ou culpa da humanidade nada, mas é do que a realidade do efeito do pecado (Rm. 3.23). Mas há antídoto para isso. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus (Rm. 3.24,25).
Para finalizar vale ressaltar que a culpa pelo pecado cometido pelos seres humanos é objeto, ferramenta de trabalho do Adversário de Deus, que a usa perfeitamente. O sentimento de culpa sendo percebido, conhecido pelo Inimigo é usado para destruir a pessoa que o tem, pois sua função é roubar, matar e destruir (Jo. 10.10). Mas Jesus veio para dar graça, paz, vida abundante e destruir toda obra (trabalho) de Satã. Quem vive pecando é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo (1 Jo. 3.8).
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios
Página inicial