Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

O QUE É A PAROUSIA?

Senhor Jesus  Vem …

Lord Jesus Christ  Comes...




Jesus  está  Voltando ...


O QUE É A PAROUSIA?



A palavra grega Parousia era usada com o sentindo de presença ou vinda. Seu uso técnico indicava a presença ou chegada de um rei ou governante. No Novo Testamento ela é usada designar a presença (vinda) de Cristo novamente a Terra, primeiramente para os fieis e depois para os infiéis.

O assunto da Segunda Vinda de Cristo na Bíblia é um tema bem explorado pelo Espírito Santo. Só no Novo Testamento existe mais de trezentas passagens sobre a temática. O apostolo Paulo em suas epistolas menciona sobre a Parousia cerce de cinqüenta vezes. Há capítulos inteiros nos evangelhos e epístolas inteira sobre a Segunda Vinda. Portanto a Parousia de Jesus Cristo é citada nas Escrituras Sagrada oito vezes mais que a primeira vinda. Este dado ressalta a importância deste evento para o Senhor e também para o seu povo. Esta deve a esperança dos cristãos.

A Segunda Vinda de Cristo é dividida em duas fases distintas. Primeiramente Ele virá para a Igreja cujo evento está registrado em 1 Ts. 4. 13-18. Após o Salvador retornará no final da Grande Tribulação para socorrer Israel (Zc. 14. 3-5). Quando o Messias retornar para a Igreja acontecerá o arrebatamento (ressurreição dos santos e o rapto dos vivos que são fieis a Palavra de Deus).

Há varias especulações sobre a Parousia de Cristo. Até na metade do segundo século, a maioria dos cristãos acreditavam que o Salvador para reinar com eles mil anos na Terra. Durante a Idade Média, a Igreja Romana (Catolicismo), ensinava que estavam construindo a cidade eterna de Deus, anulando a promessa do Senhor Jesus que retornaria para levar a sua Igreja para eternidade (Jo. 14. 1-3).

Nos dias do apostolo Paulo circulava o falso ensino da parte de Fileto e Himeneu o qual afirmava que a ressurreição dos cristãos já havia acontecido aniquilando a fé de alguns (2 Tm. 2. 17,18). Essa falsa doutrina da ressurreição circulou como falsas epístolas de Paulo (2 Ts. 2. 1-3). Mas a Escritura é bem clara sobre esse assunto.

A Parousia virá como surpresa, como a visita de um ladrão. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis (Mt. 24. 43,44). Por isso que o Salvador mencionou uma parábola didática (A Parábola da dez virgens Mt. 25. 1-13) sobre a importância de estarmos preparado para a Parousia. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir (Mt. 25.13).


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial