Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Quem foi o profeta Obadias?



Quem foi o profeta Obadias?

Luciano Rogerio de Souza

Obadias (significa Servo de Iavé) profetizou logo após a invasão de Nabucodonosor, o qual invadiu e destruiu o Templo de Salomão. O profeta era extremamente nacionalista e patriota. O livro costuma receber os codinomes de “A Oração indignada de Obadias” e “Hino da Ira”.
Uns acreditam que Obadias seja pseudônimo e não o real nome do autor. Contudo esse nome era comum naquele momento. Segundo a tradição judaica, Obadias era mordomo do rei Acabe. Porem esta afirmação tem incoerência cronológica. Edom fora o território habitado pela prole de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Israel). Esta localidade fica ao sul do Mar Morto.
A inimizade entre os filhos de Jacó e os filhos de Esaú, chegou ao ápice para com Deus no reinado de Nabucodonosor, monarca de Babilônia. Os edomitas quando souberam que Jerusalém recebera o primeiro ataque (até a destruição total de Judá aconteceram três ataques), por parte da Babilônia, alegraram-se - Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice passará também para ti; embebedar-te-ás, e te descobrirás (Lm. 4.21) - Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá, e se fez culpadíssimo, quando se vingou deles; Portanto assim diz o Senhor DEUS: Também estenderei a minha mão sobre Edom, e arrancarei dela homens e animais; e a tornarei em deserto, e desde Temã até Dedã cairão à espada (Ez. 25. 12,13).
A animosidade entre os dois povos, cresceu quando os edomitas não permitiram que os israelitas passassem pelo seu território - Depois Moisés, de Cades, mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio, Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos.  Porém Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro ( Números 20.14,17,18) . Apesar disso, o Senhor orientou Israel a não guardar mágoa e ódio contra Edom - Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão [...] (Dt. 23.7).
Os descendentes de Esaú aproveitara a oportunidade da invasão de Judá e apossaram da região do Neguebe. Isto foi uma falta de compaixão para com o próprio irmão, pois não o ajudou e pior acabou oprimindo ainda mais - Porquanto disseste: As duas nações e as duas terras serão minhas, e as possuiremos, sendo que o SENHOR se achava ali (Ez. 35.10).
Edom tinha uma atitude cruel e desumana em relação ao seu irmão. Entregava os israelitas feridos aos exércitos adversários e saqueava as cidades. Quando Israel estava encurralado pelos inimigos, atuava semelhantemente a um abutre, sobre a fraqueza alheia.
Edom entrou em alianças com outras nações, para tão somente destruir, aniquilar a Judá. Os edomitas chegaram até vender israelitas como escravos. A alegria deles pela destruição de Jerusalém, também fora registrada nos livros poéticos - Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces (Salmos 137.7).
Todavia Deus fizera uma promessa de ressurreição para Judá como nação - Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades (Obadias 17). Cerca de 500 anos depois, Deus levantou na Judeia João Hircano I, reconquistou a área chamada Idumeia. Hircano escravizou os edomitas e forçou-os a se converterem ao judaísmo, cumprindo a profecia - E subirão salvadores (livradores) ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do SENHOR (Obadias 21).
Mais tarde a Judeia ficou sob o domínio de um idumeu (descendente de Esaú), o famoso Herodes o Grande, preservando a hostilidade entre dois povos irmãos. Herodes quando soube que havia nascido um rei dos judeus, se sentiu ameaçado. Com medo de perder o trono, determinou aquele infanticídio bem conhecido - Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos (Mt. 2.16).
Obadias é citado pelo profeta Jeremias para reforçar, que o Senhor já havia alertado o seu povo por outros profetas (Jr. 49. 7-22).
O profeta não relata nada sobre a bondade e a misericórdia do Todo Poderoso de forma clara. O livro nas suas entrelinhas revela o amor e o livramento de Deus para com seu povo: Israel.
O livro estampa três doutrinas teológicas importantes que são: 1) O amor fraternal (Mt. 5.44,45) está acima de tudo, de magoa, rancores, ódio, etc. É um sentimento criminoso considerar parentes como inimigos, como fizera Edom para com Israel. 2) A Lei da Semeadura estava posta (Gl. 6.7,8), tudo o que Edom dispensou ao irmão, ele recebeu em dobro e por fim, total aniquilação. 3) O Dia do Senhor anunciado pelo profeta e tão somente o Juízo Final (Ap. 20.11-15). Momento em que todas as nações e pessoas que se opuseram a Deus serão condenadas.   
Hoje não existe nenhum descendente de Esaú, todos foram exterminados por Deus, como fora anunciado pela a palavra do profeta - Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre (Obadias 10).
Após as revoltas judaicas (66-70 d.C), quando as legiões romanas cercaram a Jerusalém, provocando grande desolação, os descendentes (o restante) de Esaú se refugiaram na Fortaleza Massada. Na esperança de esconder dos romanos. Mas em 73 d.C, foram sitiados pelo exército de Roma. Então os edomitas tomaram a decisão de praticar o suicídio coletivo. Os homens mataram as crianças, as mulheres e depois uns aos outros. Com isso morreram os últimos descendentes de Esaú. Hoje, não há nenhum da linhagem de Edom na terra.
 *Nota: Muitos pensam que os resistentes de Massada eram judeus, por causa da religião. Os edomitas desde o tempo de João Hircano I se converteram (forçadamente) ao judaísmo. Por isso alguns acreditavam que os obstinados da fortaleza, eram judeus, que é um engano. Trata-se simplesmente de edomitas, convertidos a religião de Moisés.



CONFIRA TAMBÉM 

http://folhaassembleiana.blogspot.com.br/2013/06/quem-eram-os-resistentes-da-fortaleza.html


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial