Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Poder de Deus ou Condicionamento?

Poder de Deus ou Condicionamento?


Assim como dois mais dois é igual a quatro, a sociedade exerce influencia sobre o individuo, e até mesmo da Igreja do Senhor Jesus. Outrora a sociedade os passos dos cavalos, ou seja, a vida era mais lenta. Hoje a mesma segue os motores: a vida se tornou uma loucura, um corre-corre.
O profeta Daniel recebeu do Senhor a revelação desse tempo. Vejamos o versículo. “E, tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará” (Dn. 12.4). O mais interessante é que o apostolo Paulo também recebeu outra revelação do tempo em que vivemos. “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhos” (2 Tm. 3.1).
Uma característica desse tempo é a questão da artificialidade: se encontra quase tudo artificialmente. As imitações das coisas naturais chegam até nos surpreender. Encontra-se o sabor de manga, de abacaxi, de laranja, de mamão e outras coisas mais! Tudo de forma artificial (criada em laboratórios). Até a questão da espiritualidade não ficou isenta dessa imitação (artificialidade).
A sociedade capitalista usa teorias do Behaviorismo para controlar, manipular e estimular o comportamento. Esse comportamento seria uma resposta esperada. Para tal comportamento (resposta) acontecer, precisa aplicar certos estímulos. Vejamos como isto acontece por meio desse exemplo. Uma determinada empresa queria aumentar sua produção (resposta). Após um final de semana os empregados encontraram o ambiente de trabalho repleto de cartazes com fotos de pacotes de dinheiros, casas grandes e bonitas, carros caros e lindos, etc (estímulos). Automaticamente foram influenciados pelos cartazes. Com esperança de conseguir tudo aquilo, canalizaram esse desejo no seu trabalho aumentando a produção da empresa (que era o comportamento, a resposta esperada dos diretores).
Esse método tem sido usado com muita freqüência nas nossas igrejas. Infelizmente muitos são os lideres, pregadores, cantores que o adotaram sem ao menos saber dessa realidade. Simplesmente vão seguindo o modelo sem conhecer a estratégia que está por de trás.
Como isto está acontecendo na igreja? É muito simples e verificável! A vida moderna exige de todos, muita correria, ate mesmo dos cristãos protestantes. Essa exigência acaba refletindo na vida espiritual dos evangélicos (tempos trabalhosos), que fica com seu tempo reduzido para estudar a Bíblia, orar, consagrar e jejuar. São muitos lideres que não aceitam essa realidade e procura maquiar essa verdade por meio de métodos de condicionamento (multiplicação da ciência), que tão somente emociona as pessoas (que imita a Unção). Portanto a emoção procura imitar a Unção Divina.
O processo para isto acontecer necessita de musica alta, som alto, mentalização e palavras de estímulos (tipo, fogo, benção, vitória, etc). É algo rotineiro no final dos cultos, os pregadores, cantores, chamar as pessoas a frente, conduzi-las a uma mentalização, usando palavras de estímulos, mantra, musica alta, som alto (que são estímulos) para alcançar um comportamento desejado (resposta): pessoas emocionadas. Que para muitos estão na Unção Divina. Mas não passa de uma imitação.
Outrora não precisa desses estímulos para as pessoas receber o poder de Deus. De uns anos para cá esse método tem sido usado com muita freqüência nas igrejas. Esse fenômeno veio do país das ciências de perpetuação do capitalismo: Estados Unidos. Rapidamente se espalhou pelo mundo. Mas nós devemos permanecer na orientação do Senhor Jesus e dos Apóstolos. Num certo período (Idade Média) a igreja deixou de seguir os ensinos dos apóstolos para seguir os dos filósofos, o desastre foi enorme. Ficamos com a recomendação do amável apostolo Paulo. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12.2). A recomendação é para que nós não aceitemos as formas de modelagem do mundo, mas transformá-las.
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial