Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

OS CINCO PASSOS DA SALVAÇÃO

Jesus is Lord and Savior will return ...

Senhor Jesus  está  voltando … 

OS CINCO PASSOS DA SALVAÇÃO

Luciano Rogerio de Souza

O presente artigo elucida o processo da salvação que é um projeto de Deus para com os homens. Como se percebe a seguir, esse procedimento começa em Deus e termina também nele. A ação segue uma seqüência rítmica um passo de Deus e outro do homem e assim sucessivamente até o ultimo passo da salvação. Na prática se dá desta forma: iniciativa divina, reposta humana.

Para restaurar a obra prima da criação, o homem (coroa da criação), Deus arquitetou a salvação para humanidade. Jesus Cristo é a grande arquitetura da salvação. Observe a simplicidade desses beneficio planejado por Deus em cinco passos:



1º Deus – Calvário

Deus deu o primeiro passo da salvação no Calvário, quando Jesus Cristo foi crucificado (Mt 27. 32-56; Mc. 15. 21-41; Lc. 23. 33-56; Jo. 19. 17-37), pois o homem precisava reconciliar com o Todo Poderoso. Todavia a humanidade não podia iniciar essa recomunhão. Isto era impossível! Portanto Deus tornou possível oferecendo a si mesmo para conceder a sua salvação aos homens (2 Co. 5.18). O pecado havia separado, destituído o homem de Deus (Rm. 3.23). Para o homem aproximar-se, ter intimidade com o Senhor novamente, carecia de um sacrifício, derramamento de sangue inocente e puro para receber o perdão/recomunhão eficaz e único (Hb. 9. 11-15).

2º Homem – Decisão

Depois da iniciativa divina, oferecendo Cristo o sacrifício perfeito, completo. O homem aceita, responde a tal empreendimento por meio da decisão, fé, escolha, ou seja, o livre arbítrio ( Js. 24.15; Lc. 18.22,23). Essa disposição é algo espontâneo, pessoal, não há interferência, não há ação externa que venha influenciar essa decisão que é interna. A única ação externa é um convite de Jesus para salvação. Entretanto precisa de uma resposta interna (escolha pessoal) para com o convite (Ap. 3.20). Deus não decidi por ninguém neste aspecto. A pessoa tem que sentir necessidade que precisa de Deus, aceitando a ajuda dEle. Assim como Deus é Soberano, o homem que é imagem e semelhança do Senhor (Gn. 1. 26,27), também é soberano na questão de suas escolhas (Gn. 4.7), mormente para com a salvação. A escolha de responder a Salvação de Deus (Cristo Jesus) é poder de preferência que o Todo-Poderoso pela sua Soberania concedeu a humanidade (Gn. 3.22). Este faculdade faz parte da essência do ser humano.

Tudo o que há neste mundo. Tudo o que existe e o que acontece. É teste, designado a te proporcionar livre arbítrio. Escolha sabiamente.

Rabi Natan



Não há nada de mistério no livre arbítrio. Voce faz o que quer e não faz aquilo que não quer fazer.

Rabi Natan (L.M. 2: 110)

3º Deus – Confirmação da decisão pelo Espírito Santo

O terceiro passo do processo da salvação trata-se da confirmação e manutenção da decisão humana. Analisemos esta passagem no Evangelho de Lucas, que aborda sobre o jovem rico (Lc. 18. 18-30). Após o desfecho daquele dialogo. Alguns disseram que ninguém há de se salvar. Jesus então disse que realmente isto é impossível para os homens, ou seja, sozinhos, não conseguiriam se salvar. Mas para Deus isto seria possível, pois o Senhor o ajudaria. Portanto após o homem fazer a sua parte (homem tem sua vontade livre) Deus faria a dEle ajudando-o com seu Espírito Santo. O Espírito Santo é chamado de consolador pelo Senhor Jesus Cristo. O rei Davi já sabia que Ele era seu ajudador em todos os aspectos (Sl. 54.4). O Espírito do Senhor é intitulado na Bíblia pelo termo paracleto que significa aquele que vem para socorrer, ajudar, assistir. Se não fosse Ele a humanidade não se salvaria. A salvação é pela graça de Deus (Jesus). A graça de Deus não exclui a parte do homem, a responsabilidade humana como afirma alguns. A graça de Deus tem regras, princípios, normas, etc. É um quebra cabeça de duas peças somente. A peça de Deus e a peça do homem. Juntas formam o quebra cabeça da graça!

4º Homem – Perseverar

O quarto passo do procedimento é relativo ao homem. É o passo definitivo pertinente ao ser humano: a perseverança. Há inúmeras passagens referentes à questão do perseverar na fé. Sem ela Deus não tem como ajudar a humanidade no processo da salvação. O termo usado para perseverar/perseverança (upomeno) era termo militar do primeiro século. A palavra tem o significado de “resistir os assédios do sofrimento, das perseguições operadas pelos inimigos”. Essa atitude deveria ser inata aos soldados romanos. O Espírito Santo explora esse conceito para ensinar, explicar, que o mesmo sentimento e atitude deverá estar presentes no relacionamento do homem com o Senhor Jesus Cristo. A Bíblia ressalta com vários textos, que quando homem/crente se deparar em situações de adversidade, sofrimento, deverá ter uma iniciativa de persistir diante dessas circunstancias (Rm. 12.12; 1 Pe. 2.20). Essas situações adversas devem ser desprezadas para receber os benefícios de Deus.

5º Deus - Deus se responsabiliza em ajudar os que perseverarem

Após o quarto passo no processo da salvação o qual é a ultima ação, a ultima atitude humana no percurso da salvação, Deus dá o ultimo passo para consolidar a eternidade aos homens. O interessante do processo da salvação é o fato que Deus realiza três passos, enquanto o homem dá dois passos. Deus realiza os passos, um, três, cinco e o homem dão os dois e o quarto. Esses números segundo a numerologia bíblica têm significados curiosos! O numero um significa o Deus Único; Todo-Poderoso; Soberano. Já o numero três significa a Trindade. Por fim o numero cinco, o ultimo passo de Deus significa a graça realizando o desfecho do processo: tudo iniciou com Deus e termina por Ele. Contudo entre o inicio e o fim, há a ação humana (livre arbítrio). Pois todo aquele que praticar os passos dois e quarto, tem promessa, tem a ajuda do Senhor para adentrar a eternidade. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mt. 24.13)






SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial