Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

O que as Tecnologias nos meios de Comunicação proporcionaram?



Jesus is Lord and Savior will return ...

Senhor Jesus  está  voltando … 

O que as Tecnologias nos meios de Comunicação proporcionaram?


Luciano Rogerio de Souza


As tecnologias aplicadas aos meios de comunicação trouxeram rapidez, velocidade, facilidade e quantidade, a várias esferas do nosso dia a dia. Como por exemplo, a tecnologia possibilita o ensino/aprendizagem a distancia. O aluno em um local ouvindo e vendo o professor que está em outro lugar a milhares quilômetros de distância. Estão juntos comunicando e relacionando (não fisicamente) por meio de aparatos tecnológicos.


Um Mundo Sem Fronteiras


A tecnologia na área de Comunicação proporcionou um ideal antigo, almejado pelos vários impérios poderosos que já existiram: um mundo sem fronteiras! Direito de ir e vir sem constrangimento territorial. Isto já é possível no “mundo” da internet. Observe esses dados que comprovam a rapidez e quantidade, derivada da tecnologia nos meios de comunicação:
- RÁDIO levou 38 anos para alcançar 50 milhões de usuários
- TV demorou 13 anos para atingir o mesmo número
- INTERNET alcançou 50 milhões de usuários em 4 anos
- FACEBOOK cadastrou em um ano 200 milhões de usuários 

Despersonalizando o Indivíduo
 
Com tudo o conteúdo da internet (muito pobre comparado com um livro) é bastante nocivo, pois acaba despersonalizando os seus usuários. A personalidade humana hospeda as nossas convicções, nossos valores, nosso código de moral de conduta (implantado na consciência humana por Deus), nossas crenças, nossas esperanças, etc. Sem esses programas/conteúdos nos tornamos uma folha de papel branco – despersonalizado (tudo que o diabo mais quer para inserir o seu conteúdo). Sem tais conteúdos, procuramos substituí-los com aquilo que existe na TV, vídeo games, internet, etc. Assumindo uma personalidade que não é nossa, vulnerável, transitória e oscilante. Desencadeando novos desejos (nunca imaginados) de consumo, que impõe um senhorio na humanidade.

Tecnologias: Mãe da Globalização


As novidades oriundas da tecnologia (TV, computador, internet) transformam e destroem culturas e valores milenares. Não há tradição antiga que possa resistir essa influência poderosa (como os exércitos dos impérios). Mudanças incontroláveis acontecem que transforma sólido em líquido, certo em errado, sagrado em profano e luz em trevas.
A introdução das novas tecnologias (mãe) de comunicação, fez com que surgisse uma cultura globalizada (filha) a parti de 1980. Uniformizando o mundo, com um pensamento comum (sempre antibíblico), um comportamento homogêneo que transcende qualquer fronteira, adentrando os rincões longínquos do nosso planeta. Eliminando a questão do conflito entre tempo e espaço. Diga-se de passagem: a cultura que ainda não foi alcançada pela globalização (não totalmente) é a islâmica. Sua resistência ao movimento é forte.

Estados Unidos Disseminador da Cultura Globalizada


A liderança, o modelo desta cultura globalizada é exercida pelos Estados Unidos. País que em suas bases, havia uma aspiração de evangelizar ou ganhar o mundo para Cristo (May Flower Compact – acordo feito pelos colonos ingleses/protestantes, quando estavam cruzando o Oceano Atlântico: prosperar para evangelizar as nações). Mas a cultura/globalizada disseminada pela nação americana é bem distante da Bíblia e do tal Pacto. A prosperidade alcançada pelos mesmos está sendo investida naquilo que é inútil para Deus e seu reino. Atitude que nos gera inconformidade e lamento. Bom, mas o lado negativo da prosperidade é afastar o próspero de Jesus Cristo.


Tecnologias que atrofiam a Essência Humana


Só para reportar, em janeiro de 2006 a Revista Veja publicou, Imersos na Tecnologia – E mais espertos, matéria de Okky de Souza e Rosana Zakabi – Essa reportagem era tendencíossima, abordando só um aspecto da questão da tecnologia, que tinha apoio da Psicologia Comportamentalista, que aporta uso de computadores, videogames, TV e filmes, para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
A Veja, nessa matéria estava reproduzindo a Psicologia Behaviorista dos americanos, por meio de uma entrevista com então escritor norte americano Steven Johnson, que acabara de lançar o livro “Surpreendente! A televisão e o Videogame Nos Tornam Mais Inteligentes”. Observe a afirmação de Steven – As diversões estão cada vez mais complexas, fazendo com que as crianças e os adolescentes desenvolvam suas capacidades cognitivas e exercitem suas estruturas cerebrais com maior intensidade. Isso os torna mais inteligentes e não menos.
É verdade que os videogames, o computador, etc., são ótimos para cognição humana. Mas há um perigo por detrás dessa tecnologia que só desenvolve o intelecto, a cognição, a psicomotricidade, etc. Ela acaba atrofiando outros aspectos da estrutura humana importantes. A questão da moral, da espiritualidade e da ética. Fazendo do homem uma máquina e/ou robô, que tem sua essência (amor, compaixão, sentimento de coletividade, emoção, moral, paciência, etc.) alterada. Isto é muito sério... 
       
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial