Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

O Que significa a palavra Corbã no Evangelho de Marcos?

Jesus is Lord and Savior will return ...
Senhor Jesus  está  voltando … 

O Que significa a palavra Corbã no Evangelho de Marcos?

Luciano Rogerio de Souza

Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor (Marcos 7.11).



Corbã foi uma tradição (voto) criada pelos fariseus que era bastante difundida no primeiro século da Era Cristã. Consistia na consagração de posses (terras, gados, casas, etc.) dos religiosos a Deus (segundo o conceito dos tais. Pois verdadeiramente o Senhor não recebia tal consagração egoísta). Com esse costume, o bem consagrado não tinham outra finalidade além de servir ao Senhor. O voto de corbã acabava ferindo a Lei de Deus (como honrar aos pais; amar o próximo como a ti mesmo) - Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas (Marcos 7.13). Motivados pelo egoísmo, os fariseus declaravam corbã aos bens, fugindo da responsabilidade de ajudar (honrar) os próprios pais. Consagrado o bem, o proprietário podia usufrui-lo até a morte. Enquanto vivo (dono do pertence) não podia repassa-los para ninguém, nem mesmos os pais. Essa prática extremamente egoísta e desumana fora condenada pelo  Senhor Jesus.

CONFIRA  TAMBÉM


http://folhaassembleiana.blogspot.com.br/2012/08/o-que-significa-deixa-que-primeiro-eu.html




Escrevendo sobre assunto, recordei de um episodio que aconteceu na Rússia antes da Revolução de 1917 (que gerou todo aquele ateísmo que nós já conhecemos). A Igreja Católica naquele lugar cometeu um corbã como os fariseus praticavam no passado. Uma grande crise seguida de fome sobreveio. Um jovem padre recém-ordenado. Incomodou-se com o desespero e a fome do povo e sugeriu – Bispo, vendemos um pouco de ouro da igreja para ajudar os necessitados – A resposta do bispo veio imediatamente – Você está louco? Vender o ouro da igreja, do Senhor, para comprar comida? Você só deve está enlouquecendo! – Esse dialogo caiu na boca do povo, gerando uma revolta sem procedentes, que consolidou no regime politico socialista/comunista.

Imagino que o costume do corbã ainda hoje é executado por igrejas católicas e também evangélicas, que não vendem suas propriedades ociosas e inúteis para socorrer os necessitados. Ancorados no velho discurso – Isto é do senhor, não podemos vender...

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial