Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

A Pré Reforma Protestante começou na França


A Pré Reforma Protestante começou na França
Luciano Rogerio de Souza

É sabido que os franceses, entre os povos europeus, é um dos mais revolucionários. Sabe-se também que o modelo de universidade francesa é o ideal, fundamentado na crítica e reflexão. Mas o que poucos conhecem, é que na França houve uma pré Reforma Protestante (conhecimento que pertence à História da Igreja, que geralmente circula em seminários e faculdades teológicas).
Em 1170 havia um descontentamento crescente em várias regiões da França. No sul, o movimento foi liderado pelos “puritanos” ou “cátaros” (albigenses). Eles repudiavam as tradições, distribuíam os Novos Testamentos (que era proibido por Roma. Alegando que só os sacerdotes do catolicismo estavam aptos para lerem e interpretarem a Bíblia). Não aceitavam os ensinos católicos sobre o purgatório, o culto as imagens e a superioridade sacerdotal.
Em Lyon (1170), Pedro Valdo, comerciante da cidade, distribuía e ensinava sobre o Novo testamento. Criaram uma ordem de evangelistas que pregavam pelo centro e sul da França. Pregando sempre contra as doutrinas e costumes do catolicismo. Foram perseguidos e expulsos do país. Fugiram para o norte da Itália, alojando nos vales. Atualmente se encontra discípulos desta comunidade, intitulada de Valdenses, os quais são os remanescentes do protestantismo na terra dos imperadores.


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial