Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

O caráter e a personalidade do rei Saul


Jesus is Lord and Savior will return ...

Senhor Jesus  está  voltando … 


O caráter e a personalidade do rei Saul
Luciano Rogerio de Souza

Aparência de Saul preenchia todas as expectativas e anelos dos israelitas. Seu perfil e biótipo atendia a voga da época (de homem guerreiro). Ele fora educado com excesso de proteção, transformando-o em um super mimado ou estragado. Existe uma máxima que diz assim: quem estraga os filhos são pais. Para piorar, Saul manifestava dois sentimentos diabólicos: inveja e ciúmes. Quis o seu pai era um homem rico e de influencia. Uma vez que posses e bens representam prestigio e honra.
Saul quando soubera que o profeta Samuel estava em Ramá, logo partiu àquela cidade. Chegando lá, presenteou o profeta. O costume de presentear alguém com o objetivo de agradar ou conseguir alguma coisa é mais antigo do que se imagina. O primeiro rei de Israel, todos os seus comportamentos e atitudes eram bem maquinados.
Ele não reconhecia as funções e autoridade, pois se achava superior a todos (pensamento manifestado devido o seu porte físico). Certo dia, impaciente com a demora de Samuel, fez a função do mesmo, oferecendo holocaustos e ofertas ao Senhor. Mostrando ser um homem apressado. Um apressado ignora a soberania e a onisciência de Deus. Não aguarda a direção divina, toma as rédeas da situação e prossegue sozinho. Eu sei do estou falando! Pois já cometi tal erro ao ignorar a direção de Deus.
Saul não respeitava nem a autoridade de Deus. Certo episódio, o Senhor determinou que destruísse todos os amelequitas. Contudo ele poupou o rei Agague e os animais. Era simplesmente um desobediente.
Ele tinha problemas com elogios destinados a terceiros. Pensava que todos os elogios de Israel deveriam ser direcionados a ele. Quando as mulheres israelitas começaram elogiar mais o jovem Davi – Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Isto incomodou profundamente. Comportamento típico de um invejoso.
A inveja e ciúmes só produzem homicídios (físicos e espirituais). Lembra-se de Abel e Caim? Abel fora assassinado por causa destes dois sentimentos e Saul possuído pelos os mesmos queria liquidar a Davi. Segundo a Psicologia os ciúmes agitar-se entre o amor e ódio.
De uma hora para outra (o cântico das mulheres), Davi que era considerado com um filho (amado) por Saul, passou a ser considerado com um inimigo (odiado). E todos que apoiassem a Davi eram exterminados por Saul, como Aimeleque e os demais sacerdotes.
Por fim se mostrou ser um homem perverso e frio, porquanto não matou só os sacerdotes, mas também as mulheres, crianças de peito (que amamentavam) e os animais (bois, jumentas, ovelhas). Realizando um verdadeiro massacre na cidade de Nobe.
A pergunta que não quer calar! Será que temos em nossas igrejas pessoas como rei Saul com um caráter e personalidade doentia? 
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

1 comentários:

  1. Paz do Senhor,
    Creio que na igreja cristã a sempre pessoas como Saul o rei, mas também temos que ser como Davi e poder saber em aproveitar o que serve para nossa vida de liderança. Roberto IBNA
    rc_franciolli

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial