Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Quem foi o profeta Zacarias?


Quem foi o profeta Zacarias?

Luciano Rogerio de Souza

Zacarias (significa Senhor lembra) desenvolveu sua chamada logo após o profeta Ageu. Ageu desapareceu do cenário de forma inesperada, por morte ou mudança de Jerusalém. Zacarias é levantado por Deus para dar continuidade ao trabalho de Ageu: motivar o povo para reconstruir o Templo.
Zacarias era um sacerdote-profeta que tinha um olhar sobre o mundo a partir dessas duas percepções. Fora o mais escatológico e messiânico entre os profetas menores.
O profeta recebera revelações sobre Jesus Cristo (messias) em forma de oito visões noturna da parte do Senhor (primeira parte do livro). Eventos escatológicos são desenvolvidos na segunda parte do livro.
Os oráculos e visões do profeta ressaltavam que os judeus não fora abandonados pelo Senhor dos Exércitos ( teísmo: crença que defende que Deus se preocupa com a humanidade e se relaciona com a mesma). Há uma garantia no livro, que brevemente (futuro) todas as promessas feitas a Abraão seriam materializadas.
Sua mensagem fora direcionada aos preguiçosos espirituais, os quais estavam desanimados no tocante a reconstrução do templo. Ageu contribuiu para que eles lançassem os fundamentos, porém cessaram. Já Zacarias motivou para retomada da grande obra, o qual obteve êxito.
O livro contem profecias escatológicas destinadas a Israel, como esta que, refere o livramento que Jesus Cristo proporcionará aos israelitas durante a Grande Tribulação (período de sete anos após o arrebatamento da igreja) - E o SENHOR sairá, e pelejará contra estas nações, como pelejou, sim, no dia da batalha. E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.  E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo (Zc. 14. 3-5).
Encontra-se no livro também promessas à cidade de Jerusalém, que será a capital mundial do Milênio (período que Jesus Cristo reinará sobre Israel por mil anos) -  DEPOIS veio a mim a palavra do SENHOR dos Exércitos, dizendo:  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo, e com grande indignação zelei por ela.  Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, o monte santo.  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade.  E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão (Zc. 8. 1-5). A verdadeira paz que tanto os palestinos e judeus querem, só acontecerá neste período.
No Milênio a Palavra de Deus será realmente respeitada e, o culto central acontecerá em Jerusalém -  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá que virão os povos e os habitantes de muitas cidades.  E os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR, e buscar o SENHOR dos Exércitos; eu também irei.   Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao SENHOR dos Exércitos, e a suplicar o favor do SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco (Zc. 8. 20-23).
Zacarias dispensou profecias de punição a várias nações - O PESO da palavra do SENHOR contra a terra de Hadraque, e Damasco, o seu repouso; porque o olhar do homem, e de todas as tribos de Israel, se volta para o SENHOR.  E também Hamate que confina com ela, e Tiro e Sidom, ainda que sejam mais sábias.  Ascalom o verá e temerá; também Gaza, e terá grande dor; igualmente Ecrom; porque a sua esperança será confundida; e o rei de Gaza perecerá, e Ascalom não será habitada.  E um bastardo habitará em Asdode, e exterminarei a soberba dos filisteus.   E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.  Porque curvei Judá para mim, enchi com Efraim o arco; suscitarei a teus filhos, ó Sião, contra os teus filhos, ó Grécia! E pôr-te-ei, ó Sião, como a espada de um poderoso (Zc. 9. 1,2,5,6,10,13).
O livro termina relatando que no Milênio o Senhor será verdadeiramente adorado, respeitado e honrado por todos - Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar.  E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão. E, naquele dia não haverá mais cananeu na casa do SENHOR dos Exércitos (Zc. 14. 20,21).

CONFIRA TAMBÉM


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial