Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

As Leis de Deus são Perfeitas

As Leis de Deus são Perfeitas
Luciano Rogerio de Souza

Qualquer leitor ou estudante da Bíblia sabe que bondade, justiça e misericórdia, são atributos absolutos de Deus, ou seja, nunca deixarão de ser exercido pelo Todo Poderoso. Atributos que perpassam as leis divinas! Pois o ser humano recebeu uma atenção especial do Criador em toda Sua legislação. A dignidade e o direito da sobrevivência, são questões impetradas no ordenamento jurídico de Deus, como podem ser observados nos exemplos a seguir.
Perceba o cuidado de Deus no texto a seguir -  Ainda que chegues a tomar em penhor o vestido do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol; porque é a única cobertura que tem; é o vestido da sua pele; em que se deitaria ele? Quando pois clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso (Êxodo 22. 26,27).

Nos tempos bíblicos, o pobre, geralmente possuía uma única capa, que servia de veste de dia e de noite servia como cobertor. Quando esta fosse objeto de penhor, deveria se entregue ao dono antes do escurecer. A não devolução antes do por do sol, colocava em risco a vida de quem tivesse empenhorado-a, pois à noite a temperatura caia de forma brutal. Levando a morte por frio, quem não tivesse agasalhado (sem capa).

Este outro texto é ainda mais esclarecedor, sobre o cuidado de Deus, para com a vida do ser humano - Ninguém tomará em penhor as duas mós, nem mesmo a mó de cima, pois se penhoraria assim a vida (Deuteronômio 24.6).

Estava expressamente proibido receber como penhor uma das mós. Mós eram pedras usadas na trituração do trigo. A mó era composta por duas pedras. A de baixo era fixa. A de cima era móvel. A superior recebia uma manivela de madeira, facilitando o giro da mesma de forma manual. Quando era muito grande era girada por animais (geralmente o boi).

O pão (trigo) era dieta principalmente de então. Empenhorando uma das mós, simplesmente estaria vedando a fonte da vida. Deste modo, quando o credor aceitasse como penhor uma mó, estaria obstruindo a manutenção da vida. O Senhor então proibiu tal ato pensando no pobre!

O trecho bíblico a seguir, considero super importante. Trata-se de uma adequação ou correção da lei –  Então disse o Senhor a Moisés: O que as filhas de Zelofeade falam é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; a herança de seu pai farás passar a elas. E dirás aos filhos de Israel: Se morrer um homem, e não tiver filho, fareis passar a sua herança à sua filha (Números 27. 6-8).

Certo homem da tribo de Manassés, chamado Zelofeade, havia falecido e não tivera filhos só filhas. Segunda a cultura e a leis, elas (cinco mulheres) não teriam direito a herdade do pai. Sentiram-se lesadas, expôs o caso diante das autoridades e Moisés. Moisés por sua vez expôs perante o Senhor. Deus disse que as mulheres estavam falando aquilo que é justo! Então o Senhor estabeleceu que passasse a elas o direito de herança e ainda complementou. Se porventura o homem (finado) não tivesse filhas, passaria a heranças aos próprios irmãos do falecido. Não tendo irmãos entregaria aos tios paternos. Na ausência de tios paternos a herdade passaria para o parente mais chegado da família.

Portanto, Deus tem como pratos da Sua balança, a justiça e a misericórdia. Foi esses elementos que O motivou a enviar Jesus Cristo como Salvador da humanidade. Considerando que nenhum homem poderia pagar pelos seus próprios pecados (justificar-se). Tal constatação foi embasada na justiça e na misericórdia divina!




SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial