Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé...


Jesus is Lord and Savior will return ...
Senhor Jesus  Vem …



Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei...





- Revelação da morte (decapitação) – 4.6
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
Paulo sabia que segundo as leis romanas, ele seria decapitado. A cidadania romana garantia lhe uma morte menos penosa (decapitação) em comparação a crucificação, pena capital para os nãos romanos.

Libação: Paulo encarava sua morte como uma adoração ao Senhor Jesus. Libação era qualquer líquido derramado no solo como adoração ao Deus de Israel (Gn. 35.14; Ex. 25.29).

- A confiança do apostolo – 4. 7, 8
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Combati o bom combate: agon significa batalha, luta. Origem de a palavra agonizar (luta pela vida).
Paulo havia combatido segunda as regras ( alusão ao atletismo) e não com deslealdade, engano, etc. Ele sabia (sabe) que o juiz (Jesus Cristo)  é justo e imparcial, não iria (irá) praticar a injustiça! Recompensaria de acordo com a verdade!

 - O Amor de Demas – 4.10
10  Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.

αϒαπη= amor sem reciprocidade; unilateral; sem correspondência. Como Siquém amou Diná, mas não foi correspondido, o qual a violentou ou estuprou! - E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou (αϒαπη) a moça e falou afetuosamente à moça (Gn. 34.3).
Demas amou o mundo e suas “vantagens” mais do que as promessas divinas, motivo que o levou a abandonar o companheiro Paulo.

- A capa e os livros – 4.13 
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

Capa: aproximava o inverso e Paulo havia deixado sua capa (cobertor) em Trôade e estava sujeito a sentir muito frio!
Livros (βɩβλɩα): coleção de livros para pesquisa do apóstolo.
Pergaminhos: seria os livros do A.T. e possivelmente breve relatos primitivos sobre a vida do mestre Jesus.

- Alexandre o latoeiro – 4. 14, 15
Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.  Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.

Latoeiro (trabalhar em cobre): Alexandre como Himeneu eram dois apostatas e blasfemos (1 Tm. 1. 20). Paulo afirma aqui que o latoeiro muito o prejudicou e Timóteo precisava vigiar, se proteger dele e suas palavras (ensinos)!

- Paulo fora abandonado – 4. 16, 17
Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.  Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
Na primeira audiência em sua defesa (apologia, réplica), Paulo sentiu o mesmo abandono que passara Jesus, quando ocorreu sua prisão. Faz-se jus aqui a tal expressão – Nas horas mais difíceis da vida, os “amigos”, aquele que frequenta sua casa com assiduidade desaparecem!

Boca do leão: trata-se de um antigo adágio que expressava grande perigo. Pois Paulo era cidadão romano e não poderia ser jogado no coliseu aos leões.


L.R.S


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial