Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

DISSENSÕES: BÊNÇÃOS OU MALDIÇÕES? - (1 CO. 1.10 – 1 CO. 11.19) – ARREPENDA-SE DOS SEUS PECADOS OU BOA SORTE NO JUÍZO FINAL !!!




DISSENSÕES: BÊNÇÃOS OU MALDIÇÕES? (1 CO. 1.10 – 1 CO. 11.19) – ARREPENDA-SE DOS SEUS PECADOS OU BOA SORTE NO JUÍZO FINAL !!!                                                  

         Há um discurso forte, praticado por lideres e pastores contra a dissensão. Seguindo esse discurso vem versículos ( 1 Sm. 15.23  )  que faz associações entre rebelião e dissensão, com se as duas fossem a mesma coisa. Devido isso, a dissensão provoca uma aversão enorme no interior das igrejas, sem uma reflexão. Diga-se de passagem, refletir, pensar, raciocinar não agrada a maioria das pessoas.
         A diferença entre as palavras rebelião e dissensão são curiosas. Rebelião significa ato ou afeito de rebelar-se; levante. Já o termo dissensão significa divergência de opiniões; dissidências. Portanto, não há como as duas palavras serem sinônimas.   
Após uma década servindo a Deus e trabalhando para o Senhor Jesus, vejo que o discurso veemente contra dissensões é meramente um instrumento de controle e manipulação, usado no seio da igreja para tão somente dominá-la. Analisemos esta demanda (dissensão) na Bíblia e pela Bíblia.
A palavra dissensões é encontrada cinco vezes no Novo Testamento na nossa versão portuguesa, derivada de termos diferentes da língua grega. No presente artigo focalizemos para analise a palavra encontrada na primeira epistola aos coríntios, no capitulo um e verso dez e também capitulo onze versículo e dezenove da mesma epistola.
Vamos estudar os versículos - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer (1 Co. 1.10). A palavra σχισμα (skisma) traduzida como dissensões, significa divisão, cisão, operada por meio da força física para destruir uma unidade. Paulo estava falando de dissensões que gerava conflitos físicos, violentos. Esse tipo de comportamento não condizia (e não condiz) a igreja de Cristo. Por isso o apóstolo dos gentios encorajava a igreja de Corinto a excluir tal situação do meio da Noiva de Jesus. A igreja estava dividida em quatro partidos que gerava violência verbal e física uns contra os outros. Os partidos eram os de Paulo, de Apolo, de Cefas e os de Cristo.
Olha outro absurdo registrado pelo profeta Isaias - Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto (Is. 58.4). As pessoas estavam jejuando para tão somente debater e brigar uns com os outros, chegando ao ponto de alguns trocarem socos (punhos). Situação semelhante estava acontecendo com os crentes de Corinto.

Observemos outra situação impar de dissensões na mesma igreja - E até importa que haja entre vós dissensões, para que os que são sinceros se manifestem entre vós (1 Co. 11.19). Aqui é usada a palavra αίρεσις (hairesis). Esse termo tem o sentido de suscitar divisões ou dissensões por opiniões diferentes; cisão motivada por variedades de pensamento, ou seja, ideológica e não física. O que estava acontecendo naquela igreja para provocar tal perturbação?
Havia grande discriminação no seio daquela igreja. Segundo alguns, antes, da celebração da Ceia do Senhor naquela cidade, acontecia uma “fraternização” denominada festa ágape (festa do amor). No entanto essa festa motivava imensa discriminação e acepção. Os pobres e os escravos, quando chegava a festa, não comiam nada, porque os ricos já havia comido e bebido tudo. Alegando que só podia comer as pessoas que tivessem contribuído. Outros membros da igreja não concordavam com essa situação. Condenava-a com vivacidade, promovendo uma dissensão ou separação entre verdadeiros (sinceros) e não verdadeiros (injustos). Essa dissensão era boa, positiva, porque distinguia em outras palavras, o joio do trigo.
Concluindo, nem todas as dissensões são malignas (maldição). Pelo contrario, há algumas que são divinas (benção), positivas, A classificação entre as duas será determinada, pelo contexto, pela causa e pelos motivos. Precisam existir certas dissensões (divergências de opiniões) para que a vontade de Deus e sua palavra sejam ensinadas, praticada corretamente. As dissensões poder ser bênçãos ou maldição, dependendo da situação ou do caso. Essa é a realidade.    


L.R.S.

    

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial