Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Escola Dominical para crianças: importante e necessária.


Ensinar à criança a Palavra de Deus significa oferecer-lhe a melhor oportunidade para tornar-se um adulto bem sucedido em tudo quanto fizer. É mostrar-lhe desde a meninice o caminho do céu. O próprio Jesus disse: “Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais”(Mc. 10.14). O desafio da igreja na atualidade no ensino bíblico para crianças está diretamente relacionado à família, em especial aos pais, porque precisam não somente “mandar” seus filhos à Escola Dominical ( e quando mandam), mas sim virem todos juntos: o pai, a mãe e os filhos. Fazendo isto estaremos incucando na criança, como diz a bíblia, assentados em casa ou andando pelo caminho, a Palavra de Deus.
Por outro lado, a Escola Dominical precisa ser um ambiente agradável, alegre, estimulante, um lugar onde a criança se sinta amada e feliz. De acordo com a visão interacionista de infância , é na interação com o meio físico e social que desde o nascimento o bebê vai construindo seu modo de agir, de pensar, de sentir e seu conhecimento. Por isso é tão importante que a criança participe, desde cedo, ativamente desse ambiente, pois ela vai se desenvolver de acordo com ele. Segundo aquilo que ouve e vê, ela vai agindo sobre o meio, abstraindo conhecimentos e formando sua visão de mundo.
Quando a Escola Dominical proporciona à criança a convicção de sua importância, é possível até mesmo nos menores internalizar uma porção do Amor de Deus para conosco e da nossa importância para nossa família , igreja e sociedade.
Uma das instruções que a bíblia nos dá está registrada no livro de Provérbios que diz: “Instrui o menino no caminho que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele (Pv. 22.6).
Dificilmente a criança internaliza algo de maneira expositiva, ou seja, a criança não consegue ficar quieta ouvindo a professora falar por mais de cinco ou dez minutos. Eis a necessidade de planejar atividades diferenciadas de acordo com cada faixa etária. A melhor maneira para se obter êxito no ensino para crianças é através da brincadeira, sendo esta um espaço educativo fundamental da infância. Daí a necessidade de que o lúdico ocupe papel de destaque no ensino bíblico para crianças.
Mediante o lúdico a criança internaliza conceitos que levará consigo enquanto viver. Qual de nós não traz dentro de si aquela brincadeira vivenciada na infância para contar?
Por isso, pais, mestres, pastores e toda igreja precisam perceber a necessidade de injetar na criança a Palavra de Deus de tal forma que, quando chegar na idade adulta tenha intimidade com o Senhor ao ponto de rejeitar as ofertas mundanas e servir ao Salvador Jesus Cristo com alegria.

Sâmara Soares Almeida, Pedagoga. Formada em básico de Teologia e coordenadora geral dos adolescentes da ADM em Paranaíba.
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial