Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Interpretação Arminiana de Efesios 2. 8,9

Jesus is Lord and Savior will return ...


Senhor Jesus  está  voltando … 

Interpretação Arminiana de Efesios 2. 8,9

Luciano Rogério de Souza
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.



Não vem das obras, para que ninguém se glorie;









É bem verdade que a interpretação calvinista dos versículos em apreço é a que mais tem circulado no circuito evangélico brasileiro. Mas por quê? A resposta é fácil! Isto se refere tão somente a formação dos formadores de opiniões no meio evangélico. Essa hermenêutica predomina nos seminários, em cursos de teologia a distancia, na literatura evangélica, etc. Aos poucos a igreja evangélica no Brasil está saindo do alcance desses tentáculos.

Atualmente há muita produção literária evangélica da corrente arminiana no mercado. Graças a Deus por isso! Outrora a ausência desse material era gritante. Há também uma multiplicação de formadores de opiniões (bispos, pastores, reverendos, apóstolos, obreiros, etc.) que professam o arminianismo (corrente teológica que defende o livre arbítrio humano).

Os versículos a seguir é um texto clássico da hermenêutica calvinista (que crer que o homem não tem livre arbítrio) para defender a predestinação ou o pensamento que Deus já decretou tudo não restando mais nada para o homem a não se executar os “planos divinos” elaborados na eternidade. Todavia precisa realizar uma interpretação, uma exegese que respeite o propósito da epístola, a contextualização e a gramática.



Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.



O dom de Deus ao que refere o apostolo Paulo, é simplesmente Cristo. Ele é o presente para a humanidade, o sacrifício perfeito e completo. O elo que faltava na corrente entre Deus e os homens. Esse elo os homens não podiam produzir, só corresponde-lo (por meio da fé). Esse Dom é o favor que os homens não mereciam. Portanto Cristo é o presente do Senhor como também a graça (favor imerecido) que faltava para recomunhão entre Deus e os homens. Algo agora possível devido à misericórdia de Deus!

Outro aspecto do versículo oito é que Paulo não afirma que o cristão já está salvo como querem os calvinistas (uma vez salvo, salvo para sempre). O texto não dá respaldo a interpretação de um ato absoluto ou concluído, pelo contrario ele aborda um processo em andamento: “estais sendo salvos” esta é a tradução correta do grego, que desmorona o pensamento que não aceita a salvação como um processo em progresso.

Outra problemática do versículo é a tradução que ignora a gramática grega. Eis a tradução correta: ”mediante a graça ou por meio da graça”. A partir desta correção da velha argumentação que a salvação é por meio da fé e esta operada exclusivamente por Deus, não resiste à exegese do texto em apreço. As traduções correntes enfatizam a fé associada à interpretação calvinista. No entanto a tradução exata enfatiza a graça, que a salvação é por meio desta graça (Cristo) somente ela. Porém para adentrar a esta graça maravilhosa o individuo precisa (decisão) dá o primeiro (da parte do homem) passo (Js. 24.15; Ap. 3.20). A fé é a chave que abre a porta da graça divina, que conseqüentemente (isto é permanecer na Palavra) conduz o homem a salvação. Cristo (a graça) é a oportunidade para a humanidade, que precisa ser correspondida.

A salvação, que vem mediante a graça, por mediação da fé, é dom de Deus. A salvação não é uma realização, e, sim uma dádiva, e isso da parte de nenhum outro do que Deus. Mas na engrenagem da salvação, para realização dela, a escolha humana é a peça que falta, para que o Espírito Santo venha pontecializar esta decisão (fé) que é o segundo passo na salvação. Esse passo humano é uma reciprocidade para com Deus. O primeiro passo da salvação foi dado pelo Senhor no Calvário, restando ao ser humano dá o segundo, aceitar (escolha) o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador!

A graça (salvação) não é gratuita, custou alto preço (sangue de cristo). Deus teve que se despir da sua gloria e vir a terra para poder fornecê-la (Fp. 2. 5-8). Desta forma ela custa também um preço aos interessados. Para poder adquiri-la o homem precisa saldá-la por meio de fé renuncia, entrega sem reservas, etc.

A fé é a mola propulsora da salvação. Observe esta metáfora: o homem produz muita coisa com as mãos. Entretanto a mão só irá produzir impulsionada pelos nervos e pelos músculos. Os dois só operam por sinais enviados pelo cérebro. Da mesma forma para que a salvação aconteça é preciso do impulso da fé, da instrumentalidade da mesma, de outra forma nada poderá ser realizado.

A fé é um dispositivo que Deus forneceu aos homens. Adão não tinha fé e não precisava dela. Sua comunhão com o Senhor era perfeita. Após sua queda ele perdeu a comunhão, ou seja, o elo dos mundos natural e espiritual. Depois deste fato Deus cria então a fé (dispositivo) para religar os dois mundos novamente. Os mundos estão unidos de novo em Cristo, por meio da fé que é um produto que é iniciado pelo homem (escolha pessoal) e acabado pelo Espírito do Senhor (providencia divina).

A fé não é o dom de Deus no texto em estudo! O autor diz que o dom de Deus é a graça. É isto que ele queria transmitir a igreja. Esta argumentação fundamentada no texto grego. A fé como dom é aquela que se encontra em 1 Co. 12.9, para realizar maravilhas, milagres, etc. A fé para salvação inicia em uma escolha pessoal do homem. Após esta decisão o Espírito Santo tem permissão para atuar sobre ela, dinamizando-a para que os seres humanos suportem as circunstâncias contra a fé. O versículo é bem coerente distinguindo os aspectos (divino/humano) corretamente: a graça (salvação) vem de Deus; por meio da fé (escolha). Eis ai o quebra-cabeça da salvação que contem apenas duas peças. A peça de Deus (graça) e a peça do homem (fé).






SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

3 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DESSA INTERPRETAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DEUS CONTINUE ABENÇOANDO...

    ResponderExcluir
  2. ESTA INTERPRETAÇÃO ,SEM FORÇAR O TEXTO, É MUITO BOA, GOSTEI MUITO, PARABÊNS E SEMPRE COLOQUE TEXTOS ESCLARECEDORES COMO ESTE, DEUS TE ABENÇOE.

    GILMAR - GUARULHOS - JD. ANGÉLICA

    ResponderExcluir
  3. Pb. Luciano, Graça e Paz.
    Bom saber da existência do seu blog, saudações "arminianas".
    Não somente o texto em voga é violentado pela hermenêutica calvinista, mas também Rm 9.
    Parabéns pela iniciativa. Não sei se você conhece o site www.arminianismo.com, lá existem um arsenal de textos e artigos de cunho arminiano. Também gostaria de convidá-lo [ e seus respectivos leitores ] para participarem do nosso grupo no facebook arminianismo: https://www.facebook.com/groups/136960139773033/
    Nesse grupo procuramos explicar e expandir a teologia arminiana, que em em síntese o que confessa a AD desde a sua fundação.
    Será um imenso prazer tê-lo [ e seus leitores ] conosco, engrossando as fileiras arminianas e freando a infiltração calvinista na AD.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial