Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

O QUE É A TEOLOGIA DA CRUZ?



Jesus  is Lord and savior…

Senhor Jesus  está  voltando … 

Por Luciano Rogerio

A cruz surge na história da humanidade na Fenícia. Os fenícios incomodados com sua religião pautada em orgias e crueldade (sacrifício humano) resolvem fazer uma reforma religiosa. Elaborando uma nova religião que tivesse mais consideração para com a moral do homem. As pessoas que não submetessem a reforma religiosa eram crucificadas, pena capital adotada para sentenciar os fenícios que não aderissem à nova religião. Depois os romanos adotaram o método para condenar os não romanos que viessem infligir a leis romanas.

A Teologia ao longo da história tem sofrido influência de várias ciências. A primeira a exercer esta força foi a Filosofia, depois foi a Biologia (é bom lembrar que a Biologia havia influenciado a Teologia hebraica nos dias de Jesus). Atualmente a Teologia tem recebido de forma impetuosa os tentáculos da Sociologia e não somente dela, mas da Economia também.

Com a “manipulação” da Sociologia a Teologia procura-se adequar a cada grupo religioso, igrejas, movimentos, etc. Tudo é aceitável, o discurso que predomina é que a interpretação de cada grupo, igreja, deve ser respeitada, pois se trata da realidade de cada um. Com isso vão se afastando cada vez mais as pessoas de Deus e da Escrituras. Esse contexto do Século XXI leva os evangélicos para mais distante da Teologia da Cruz. Afinal o que é a Teologia da Cruz?

A Teologia da Cruz está fundamentada especificamente nos ensinos do Senhor Jesus e dos apóstolos. Ela observa a importância o sacrifício de Cristo e o exemplo do Salvador como referência de conduta. Esta enfatiza a importância do arrependimento e do novo nascimento para adentrar no Reino de Deus: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento (Mt. 3.8). Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo (Jo. 3.7). Outros pontos relevantes do seu corpo doutrinário são: Renuncia (Lc. 9. 23-25; 14.33; Mt. 16. 24-27) Santificação ( 1 Ts. 5. 23; Hb. 12. 14); Boas Obras (Tt. 1.16; 2. 7, 14; 3. 1, 8; Tg. 2. 14-26).



Outro ponto importante desta Teologia é sobre perseguição e sofrimento. Não promete um céu cor de rosa, não promete uma vida com ausência de sofrimento e perseguição pelo contrario, explicita claramente que essas adversidades fazem parte da vida do crente: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo. 16.33). Contudo sofrimentos (passageiros) e perseguições jamais irão impedir a benção e a paz do Senhor Jesus cristo na vida daquele que nele confia (Sl 125. 1; Pv. 14. 26; Jo. 14.12 Lc. 8. 50; Mc. 5. 36).

Ela tem um vinculo fiel com a Bíblia salientando temas que para muitos é arcaicos ultrapassados, como por exemplo, Deus se agrada daqueles que sofrem fazendo o bem (1 Pe. 2. 11-17). Como já disse isto para muitos era verdade absoluta naquele contexto, naquela época. O ensino era para servos, mas nós todos somos servos de cristo. Não queremos cultuar o sofrimento como muitos já fizeram e ainda faz. Porem o fato é que o sofrimento nos aproxima de Deus e nos enche com Espírito Santo, mas toda regra tem exceção.



CONFIRA TAMBÉM


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial