Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Por que Deus levantava os profetas?

Jesus  is Lord and savior…

Senhor Jesus  está  voltando … 

Por que Deus levantava os profetas?

Luciano Rogerio de Souza



Quando o Senhor erigia um homem para atuar como profeta, era porque as coisas (quadro) estavam insuportáveis. As pessoas fazia tudo que tinham vontade. Ainda que esses desejos fossem proibidos - Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos (Juízes 21.25). Assim sucedia no período dos juízes. A esperança era que, com a monarquia esta situação poderia mudar - Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR seu Deus, como Davi, seu pai. Além disso, também Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos do SENHOR. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como fizera Manassés, seu pai. Porque andou em todo o caminho em que andara seu pai; e serviu os ídolos, a que seu pai tinha servido, e se inclinou diante deles (2 Rs. 16.2; 21.16,20,21). Foram um engano, como explicita estes trechos bíblicos. Às vezes os próprios reis incentivam o povo a cometer pecados.

Alguns pensam que Deus somente outorgava os profetas para condenar a idolatria. A idolatria era um dos sintomas, que levava o Senhor a empregar os profetas. Existiam outros motivos como o luxo, injustiça, opressão, alcoolismo, orgias, etc. Quando o povo esquecia-se da Lei de Deus, imediatamente o Todo Poderoso destinava homens simples revestidos de autoridade, para atuar como arautos do Senhor - Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes. E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo: Ide, e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito (2 Rs.8, 11-13).

Veja que nos dias do rei Josias (com antes também), a Lei do Senhor era ignorada. O próprio Livro se encontrava esquecido no Templo. Dentro deste cenário rebelde, era que surgiam os profetas (para corrigir), pregando o que a Lei determinava. Foi assim que apareceu o profeta Elias, que foi o primeiro a ser levantado, especificamente para cobrar o retorno do povo (e do rei Acabe) a Palavra do Senhor. Portanto ao levantar um profeta, eram apontados os erros e pelo outro lado, Deus estava oferecendo a salvação e a benção por meio do arrependimento.

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial