Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Quais são as consequências da ausência da figura paterna num lar?



Jesus is Lord and Savior will return ...

Senhor Jesus  está  voltando … 

Quais são as consequências da ausência da figura paterna num lar?






Segundo os psicólogos, psicanalistas e pedagogos, a figura paterna no lar é fundamental e central para constituição do sujeito, sua presença se torna indispensável para o desenvolvimento da criança.

A questão da paternidade tem recebido intensa investigação pelo mundo cientifico. Os resultados são surpreendentes! Quando não há a função paterna como referencial, geram decorrências irreparáveis aos filhos e ao próprio grupo familiar (Porque o marido é a cabeça da mulher [do lar], como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo - Efésios 5.23). O papel paterno é importante na implantação dos limites (percebe-se aqui a questão da imagem e semelhança do Criador, implantada na criatura. Deus sempre determinava limites à humanidade). O pai se torna modelador simbólico da alteridade e dos limites, proporcionando o desenvolvimento e a autonomia dos filhos. Enquanto a função do papel materno representa o amor, o paterno representa limites éticos e morais no sujeito. A ausência de alguém que diga não, é prejudicial à sociedade (lembre-se que os Dez Mandamentos, começa sempre com a palavra não: não matarás, não roubarás, não adulterarás, etc.).

A sociedade moderna preza os excessos, como consumo alto de bebidas, entorpecentes, sexo, eletrônicos, carros velozes e todo tipo de festas cujo lema é: é proibido proibir. Comportamentos (de autoafirmação) usados como aprovação, prazer e identificador de presencialidade. As pessoas querem chamar a atenção por meio dos excessos. Produzindo sintomas como vícios, anorexia, bulimia, problemas físicos e psíquicos e toda sorte de doenças psicossomáticas. Pasme! Mas todas estas coisas estão relacionadas diretamente com a falta do papel (função) paterna.

No mundo pós-moderno, houve uma diminuição bem relevante, na função do pai como um limitador (dissoluções de casamentos; por mães solteiras que criam seus filhos sem a presença e convivência dos pais), surgindo desta forma indivíduos (filhos) que tem aversão às regras, os quais se tornam incontrolados. E são estes sujeitos, criados sem nenhum referencial paternos, os praticantes de incestos e pedofilia (toda regra tem exceção). Uma vez que o papel paterno no lar representa também cultura, ética e moral, que se desenvolve em parâmetros culturais, daquilo que é aceito e não aceito, pela a cultura que cerca o sujeito (filhos).

À medida que os casamentos são banalizados (principalmente aqueles, cujo casal tem filhos), mais a nossa sociedade se torna enferma. Com isso o aumenta o numero de crimes, esquartejamentos, pedofilia, violência, assassinatos, incestos, etc.

A cultura pós-moderna descarta tudo o que não é semelhante e idêntico. Há um empenho para unificação (global) de vestuário, lazer, hábitos, costumes e um idioma mundial. E o primeiro passo desta cultura universal é remover, apagar a função paterna limitadora dos lares e das relações familiares. Eliminando qualquer tipo de hierarquia (respeito, submissão, honra etc.).

Tal pretexto já tem alcançado alguns resultados negativos. A relação hierárquica nas famílias, onde um manda (os pais) e outros obedecem (filhos). Sem esta regra, os filhos que não aceitam hierarquias, tentam ditar as ordens aos pais. Situação que se estende as escolas, cujo sentimento ahierárquico, produz questionamentos para com as disciplinas e atem mesmo manifestando em agressões aos professores.

Contudo há uma esperança para as famílias destruídas pelos divórcios, ciúmes, egoísmo, traições, etc. a função paterna do pai biológico pode se substituída por ensinos limitadores, em especial os bíblicos. As doutrinas da Bíblia podem ser usadas para ocupar o papel paterno com excelência. Até porque, verifica-se que os pais omissos e agressivos, caracterizam-se por falhas na função paterna que não dá limites. Em todas estas situações, a Bíblia preenche a função paterna perfeitamente sem deixar lacunas que adoecem a sociedade.
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial