Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Quem foi o profeta Miquéias?

Quem foi o profeta Miquéias?

Luciano Rogerio de Souza

Miquéias (quem é como Senhor) era um camponês, um provinciano. Começara seu ministério antes da destruição de Israel pela Assíria em 724 a.C. O profeta escreveu suas profecias em estilo poético. A poesia (rítmica) para os ouvintes da época seria de fácil à memorização. Por outro lado, a tradução do texto poético para outra língua (aqui o português) perde um pouco do sentido original hebraico.
A mensagem do profeta não diferia de profetas anteriores. Se Israel retirassem do seu meio as opressões sociais, a idolatria e retornasse a Iavé. O Deus de Abraão iria conceder proteção contra seus inimigos.
O profeta era extremamente corajosos, convicto, e a sua fé transbordava. Considerado um grande devoto da justiça e da moral. As injustiças sociais era a coisa que mais o incomodava.
Logo depois da queda de Samaria, a capital de Israel, Miquéias é orientado pelo Senhor para redirecionar suas profecias a Judá. O Reino Sul também estava chafurdado em iniquidades. Não eram tantas como em Israel, mas eram consideradas menores e “aceitáveis” pela população. Contudo Deus não as aceitava.
Samaria foi o modelo usado de ilustração como punição, a Judá. Porquanto se os habitantes do Sul não mudassem seus comportamentos, sucederia as mesmas coisas que aconteceram no Norte - Por isso lamentarei, e gemerei, andarei despojado e nu; farei lamentação como de chacais, e pranto como de avestruzes.  Porque a sua chaga é incurável, porque chegou até Judá; estendeu-se até à porta do meu povo, até Jerusalém (Mq. 1.8,9).
Dirigido pelo Senhor, o profeta, volta sua atenção para os governantes, líderes, falsos profetas e a aristocracia. Os profetas foram repreendidos porque só profetizavam bênçãos em troca dinheiro ou favores. A nobreza foi condenada pela prática de opressão aos pobres, idolatria e corrupção intensa. O centro da corrupção se encontrava em Jerusalém, a capital (como acontece hoje, as iniquidades alojam primeiramente em igrejas mães, matrizes e sedes) - Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque (Mq. 3.12).
Os falsos profetas sempre diziam que Israel e Judá, jamais iriam sair da terra em que estavam rumo ao cativeiro.
Os poderosos e ricos faziam tudo o que queriam nos dias de Miquéias, tomavam as terras de pequenos camponeses - E cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança (Mq. 2.2).
Até mesmo os estrangeiros e as viúvas não estavam imunes das maldades - Mas ontem, se levantou o meu povo como inimigo; de sobre a vestidura tirastes a capa daqueles que passavam seguros, como homens que voltavam da guerra.   Lançastes fora as mulheres do meu povo, da casa das suas delícias; das suas crianças tirastes para sempre a minha glória (Mq. 2.8,9).
Não se respeitava a questão da propriedade e da herança - Naquele dia se levantará sobre vós um provérbio, e se lamentará pranto lastimoso, dizendo: Nós estamos inteiramente desolados; a porção do meu povo ele a troca; como me despoja! Tira os nossos campos e os reparte!  Portanto, não terás tu na congregação do SENHOR quem lance o cordel pela sorte (Mq. 2.4,5)
A contenda do Senhor contra o povo era profunda - OUVI agora o que diz o SENHOR: Levanta-te, contende com os montes, e ouçam os outeiros a tua voz.  Ouvi, montes, a demanda do SENHOR, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o SENHOR tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo (Mq. 6.1,2). Apesar disto, quem se arrependesse, teria a ajuda do Senhor como advogado - Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa, e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça (Mq. 7.9).
Miquéias possuía uma unção divina fenomenal, uma vez que, com toda sua simplicidade de homem do campo, exerceu influencia tamanha, sobre os nobres da capital. O próprio rei Ezequias fora entusiasmado, tomando a sabia decisão de realizar uma reforma religiosa em Jerusalém, fundamentada nestes princípios - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus? (Mq. 6.8).
Ele vaticinou muito sobre o Messias. Acreditava que a total restauração aconteceria com a vinda do Ungindo - Naquele dia, diz o SENHOR, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu tinha maltratado (Mq. 4.6). Foi ele também que predisse o lugar do nascimento de Jesus - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq. 5.2).
Miquéias se sentia confiante para apontar os erros cometidos pela nação - Mas eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado (Mq. 3.8).

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial