Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Se você negá-la, perderá a salvação, mas se tentar compreendê-la, perderá a cabeça!

Jesus is Lord and Savior will return ...

Senhor Jesus  está  voltando … 

Se você negá-la, perderá a salvação, mas se tentar compreendê-la, perderá a cabeça!

Luciano Rogerio de Souza


A Bíblia ensina que Deus é um, e que além dele não existe outro Deus. Porém, a unidade divina é uma unidade composta de três pessoas distintas e divinas que são: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Não se trata de três deuses (politeísmo), mas de três  pessoas num só Deus. Eis um dos mistérios de Deus.
Usar a razão para compreender a Trindade é desaconselhável. Crer nela é mais aconselhável, até porque entenderemos várias outras questões sobre Deus somente quando estivermos na eternidade.
Todas as três divinas pessoas da Trindade são co-eternas e iguais entre si. Cooperam e trabalham juntas principalmente na salvação do homem.
Erram aqueles que pensam que na Trindade há uma hierarquia, superioridade entre as três pessoas. Uns afirmam que o Deus-Pai é mais poderoso que o Deus Filho e o Deus- Espírito. Os três  têm o mesmo poder, pois trata-se do mesmo Deus, mas distintamente em três pessoas.
Provas sobre a existência  da Trindade se encontra na Bíblia: no batismo do Senhor Jesus (Mt. 3. 16,17); na instrução para a Grande Comissão (Mt. 28.19); na bênção apostólica (2 Co. 13.13).

A palavra Trindade não se encontra na Bíblia. Mas o conceito, a doutrina é patente, nítida nas Sagradas Escrituras. Essa verdade sobre as três pessoas divinas, recebeu o titulo de Trindade por Tertuliano, célebre escritor da igreja do terceiro século. Ainda que não se encontre na Bíblia a palavra Trindade, é bíblico, no entanto, o fundamento dessa doutrina, presente nos ensinos proferidos por Jesus Cristo e seus apóstolos.
De acordo com Tertuliano, o Deus no qual os cristãos acreditam está em uma só substância e três pessoas, sendo que por substância ele se referia à existência ontológica fundamental que faz com que uma coisa seja o que é, e por pessoa se referia à identidade de ação que fornece a qualidade de ser distinto.
É bem verdade que essa doutrina ficou bem mais clara no Novo Testamento, embora tenham provas dela no Antigo Testamento em várias expressões usadas pelo próprio Senhor, como, “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). O verbo no plural (façamos) e o pronome também no plural (nossa) já nos antecipavam essa verdade que foi totalmente revelada nas páginas do Novo Testamento.
 Essa doutrina fazia parte do credo da Igreja Primitiva: Que Deus é um, e que o Pai é Deus; o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. O uso da palavra singular “nome” em referência a Deus Pai, Filho e Espírito indica uma unidade dentro da Trindade de Deus. “Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt. 28.19).
Outra evidência que fundamenta a doutrina da Trindade é a própria semântica da língua grega, a qual foi usada para registrar o Novo Testamento (a mensagem   de Cristo). A língua grega é muito expressiva. Há termos bem distintos para um tema ou conceito. Por exemplo, no idioma referido há dois termos usados para o conceito de “outro”. Existe heteros (̀έτέρως) que significa “outro totalmente diferente”. Há outro termo, allos (αλλoς), que significa “outro com a mesma essência”, e foi este (allos) usado por Jesus em João 14.16, “E pedirei ao Pai, e ele vos dará outro (allos=da mesma essência) Consolador, a fim de que esteja convosco para sempre”. Jesus sempre disse que Ele era igual ao Pai (João 10.30; 17.11) e no texto em apreço confirmou também que o Espírito Santo era igual a Ele e ao Pai.
Essa doutrina ensinada por Jesus Cristo foi confirmada pela Igreja no Concílio de Nicéia (381), que rezou assim; “Creio no Espírito Santo, Senhor, doador da vida, e procede do Pai; e como o Pai e o Filho é adorado e glorificado: que falou pelos profetas”.
Portanto as palavras de Agostinho, teólogo da igreja do quinto século, são coerentes: “ se você negá-la, perderá a salvação, mas se tentar compreendê-la, perderá a cabeça”.          
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial