Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Por que Israel se deixou seduzir pelos baalins?

Senhor Jesus  Vem …

Lord Jesus Christ  Comes...





Por Luciano Rogerio de Souza
Por que Israel se deixou seduzir pelos baalins?

            Antes de Israel adentrar a terra de Canaã, o Senhor alertou os israelitas, para com o cuidado que os mesmos deveriam ter no tocante a religião e os deuses dos cananeus, que se expressavam de forma visível (física, como pedra, madeira, barros, etc. [Dt. 29.17]) e restrito a localidade (acreditavam que  cada baal agia estritamente a uma localidade tipo um monte) -   FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o SENHOR vosso Deus.  Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos (Levítico 18. 1 – 3).

            Cada baal tinha uma especialidade para operar! Como a crença do catolicismo, professa que cada “santo” atende uma causa específica. Foi neste cenário religioso que o povo de Israel fora introduzido. Com isso, vários israelitas viviam entre duas crenças: crê num só Deus ou acreditar em diversos deuses. Já outros mesclavam as crenças, ou seja, acreditavam num só Deus e também acreditavam nos baalins.

Shema Israel

            Israel professava diariamente a crença num só Deus e Senhor absoluto! Conhecido em hebraico por Shema Israel - ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;  Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.  Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.  Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças (Deuteronômio 6. 1 – 5).
            Este foi antídoto que o Senhor estabeleceu para que os hebreus estivessem imunes para com o veneno dos baalins. Por que então o povo da promessa se deixou atrair pelos os baals? Por meio de outras promessas, os falsos deuses corromperam os israelitas!


A Promessa dos baalins


            Primeiramente vamos elucidar a palavra baalins. O plural de baal em hebraico é baalim, que aportuguesado tornou se baalins. O diabo usou o método das promessas terrenas para anular as promessas eternas, para confundir o povo de Deus. Este também foi o método usado pelo galanteador conhecido por Dom Juan, que prometia tudo as mulheres.
            Os falsos deuses de Canaã (não esqueça que era satã) prometiam ascensão social e materialismo, usando como referencia de prosperidade as nações vizinhas de Israel! – Quando entrares na terra que te dá o SENHOR teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim (Dt. 17. 14).
Deus norteou Israel sobre a questão de pedir um rei com o formato das nações pagãs, que seria uma argumentação usada pelos baalins para atrair o povo de Deus, pois em alguns casos, pensavam que os próprios reis fossem a encarnação de divindade. O rei tinha o poder em suas mãos para coordenar o povo e determinar o comportamento das pessoas! Um rei nos moldes dos povos vizinho, era sinônimo de corrupção, cujo o fundamento eram as promessas dos falsos deuses de Canaã.
Sabe-se que os demônios têm a permissão e certo poder de conceder benefícios materiais imagináveis. Entrando sempre pela porta da insatisfação humana, tendo um acesso livre a nossa espiritualidade, submetendo-nos a um mero beneficio terreno e momentâneo. Isto era o triunfo usado pelos os baals.

Fé e Prosperidade Financeira

            A teologia da moda (prosperidade) é uma incógnita dentro do ensino de Jesus! Ao contrario, cristo advertiu sobre a febre do materialismo, do dinheiro e do ajuntar - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.   Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mateus 6. 19, 20, 24).
            Este texto fica explicito que há uma incompatibilidade entre o ensino e a orientação de Cristo e a teologia da prosperidade, chegando a ser uma inimiga da outra! E o Espírito Santo elucidou um pouco mais deste assunto -  Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tiago 2.5).
            Aqui está à conclusão que o excesso de dinheiro ou tê-lo mais do que o necessário, diminui a fé do ser humano (toda regra tem exceção). Não tem como ser cheio de fé e também ter dinheiro em abundancia. É claro que esta afirmação bíblica é inaceitável para a maioria dos cristãos protestantes. Contudo este assunto é uma simetria bíblica, pois o Senhor já havia dito que a prosperidade faz com que o próspero acabe dando coices no Deus verdadeiro - E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação (Dt. 32. 15). Jesurum em hebraico reto. Usando a ironia, Deus diz que o povo reto (que já não era mais reto), engordou-se e deu coices no seu dono (Senhor), simplesmente porque prosperou!


As Promessas dos baalins e a teologia da prosperidade

            Atualmente as promessas dos baalins, recebera uma roupagem nova, um termo técnico: teologia da prosperidade! Ao comparar esta “teologia” com as promessas dos baals, percebe-se que o conteúdo é mesmo. Prendendo o homem numa visão horizontal (terrena), cujas expectativas são, sucesso financeiro, ostentação, vaidade, fama, etc. Estas promessas dos baalins conduziram o povo de Deus ao erro e a depravação. Como dizia Salomão – não há nada de novo de baixo do sol!
            Veja que a história se repetiu via teologia da prosperidade. O homem ignorante busca e consome os produtos desta ideologia (sucesso, dinheiro, fama, etc.) em detrimento dos produtos divinos (salvação, oração, jejum, vida eterna, etc.).
            Há um empenho enorme de alguns cristãos em considerar tal “teoria” como verdadeira, sobrevindo logo após a frustração! Existe uma multidão de decepcionados com as promessas dos baalins (teologia da prosperidade), que acaba voltando para suas antigas crenças e religiões... E não voltam sozinhos! Sete demônios os acompanham deixando seu estado pior do que o primeiro...



Confira também
O que significa sedes perfeito como Vosso Pai?

O que significa “deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai” em Lucas 9.59?

Por que a Morte de Jesus Escandalizou os Judeus?

O que significa "Não precisais que alguém vos ensine"?


Por que Israel se deixou seduzir pelos baalins?








CONFIRA TAMBÉM







SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial