Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Por que Moisés disse: sou pesado de boca e de língua?

Jesus is Lord and Savior will return ...

Senhor Jesus  Vem …




Por que Moisés disse: sou pesado de boca e de língua?

Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
 (Êxodo 4. 10)


            Moisés é um exemplo vivo, de que Deus usa homens com fraquezas, limitações, deficiências, etc. O legislador de Israel como o apóstolo Paulo (2 Co. 12. 1-8), tinha uma limitação! A qual o fazia sentir inferior, incapaz e pequeno. Mas afinal qual era este problema?
            Os hebreus antigos não acreditavam em causas secundárias como ação do diabo, acidentes, fenômenos físicos e químicos, deficiências, etc. Para eles tudo o que acontecia era uma ação direta do Senhor, não permissiva, mas sim diretiva! Sendo assim acreditavam numa causa primária para todos os acontecimentos (bons e maus): seria a vontade e a direção do Todo Poderoso, o Deus de Israel.
            Portanto a deficiência de Moisés era aplicada a vontade de Deus (não a uma disfunção ou herança biológica). Ele pensava – Por que Deus me fez assim e agora, perde-me para realizar algo, que ELE sabe que não posso desempenhar com êxito?  Isto era dilema para o homem que escreveu a Torá! Porém, qual era esta deficiência de Moisés?
            Moisés não era um bom orador, não podia ser eloqüente (não podia persuadir) para convencer o povo e posteriormente a Faraó. Ele falava lentamente, com crises de gagueira que evoluía para um nervosismo, quadro normal de qualquer gago.
            Deus prometeu resolver o problema de Moisés (Ex. 4.11), não com um milagre, como retirar a gagueira ou a timidez de discursar em público. Arão seria o transmissor das orientações e revelações ao povo hebreu - Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.  E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.  E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus (Êxodo 4. 14 – 16).
            O peso da boca e da língua (gagueira e inabilidade de discursar em público) do legislador, não o desqualificava para executar o ministério (ofício) o qual fora chamado...

L.R.S
















SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial