Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

A Salvação depende da Fé ou do Conhecimento da Palavra?


Jesus  está  Voltando ...


A Salvação depende da Fé ou do Conhecimento da Palavra?

Primeiramente quero sublinhar um pequeno conceito sobre salvação. A palavra salvação (do grego soteria “σωτηρία”) significa livramento. Precisamos entender que algumas vezes, trata-se de um livramento no presente. Ou seja, uma angústia, um sofrimento, uma enfermidade, uma opressão que a pessoa estava passa num determinado momento. Observe este texto:
E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã (Mt. 9.22).
Jesus disse a mulher do fluxo de sangue, que ela estava livre (salva) daquela hemorragia. Ele não estava referindo à salvação da alma. Para que isso acontecesse, ela deveria continuar perseverando nos ensinos de Cristo. Mas naquele momento, foi salva (livre) daquela situação que a consumia. Aquilo que ameaçava a sua vida fora sanado.
Já em outras passagens a palavra salvação significa um livramento no futuro (salvação da alma). Analisemos este texto muito importante:
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra (Ap. 3.10).
Jesus prometeu aos crentes de Filadélfia, que eles estariam salvos (livres) da “Hora da tentação” que viria (virá). Eles receberiam livramento (salvação da alma por ter guardado a Palavra) do “Dia do Senhor”. Esta expressão era muito usada pelos profetas no Antigo Testamento e reforçada no Novo Testamento como “A Grande tribulação”. Portanto a palavra salvação pode significar livramento no presente ou no futuro. O contexto da passagem determinará o sentindo (presente ou futuro).  Após esta conceituação continuemos com a proposta do artigo.
Certa ocasião Jesus disse - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jo 5.39). A palavra examinai aqui, tem o sentido de análise profunda ou penetrante da Escritura. E esta investigação (análise) será a produtora da salvação. A vida eterna está na análise profunda da Escritura. A fé que produz a salvação da alma é concedida por Jesus Cristo. Ele desperta um desejo ardente de conhecer a Bíblia.
O grande apóstolo Paulo tem um texto bem pertinente sobre a temática:
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (2 Tm. 3.15).
Paulo afirmava ao jovem Timóteo que o conhecimento da Escritura (Antigo Testamento), poderia fazer dele um sábio para com a salvação, que era (é) proveniente do conhecimento bíblico e a fé em Cristo Jesus. Ele não desvinculou a questão das duas (conhecimento bíblico e fé) produzirem a salvação.
Este outro texto paulino é ainda mais esclarecedor:
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.  E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé (2 Tm. 3. 7,8).
Ele grifava a questão dos gnósticos, estudar a filosofia e outros assuntos, menosprezando o ensino de Cristo, que eles acreditavam se inferior. E diziam que estavam sempre aprendendo (bem mais que os demais crentes). Paulo assegurou que eles nunca chegariam ao conhecimento da verdade (Jesus). Porque tal conhecimento se encontra na Bíblia. Os heréticos (os gnósticos) professavam ter fé em Cristo. O apóstolo, porém alertou que a fé que eles declaravam (em cristo), estava reprovada diante de Jesus Cristo. 
Você deve estar pensando: e os analfabetos como ficam? Todo bom crente, que não teve oportunidade de aprender ler e escrever possui um desejo e prazer de ouvir a Palavra de Deus. Eles aprendem a Bíblia desta forma (ouvindo), que irá promover a fé para salvação.
Concluindo, a salvação é um quebra cabeça de duas peças (conhecimento da Palavra e fé). A salvação vem do conhecimento bíblico que motiva a fé. O livramento futuro surge da fé que produz conhecimento da Palavra.

CONFIRA  TAMBÉM



SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial