Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Julgamento segundo a consciência

JESUS COMES...
JESUS VEM...




Julgamento segundo a consciência

Todo aquele que pecar sem a lei, sem a lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a lei, pela lei será julgado.
Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos.
( De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei;
pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )
Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.
Romanos 2. 12-16

Até  quem  nunca ouviu o  Evangelho, serão julgados pela  consciência (dispositivo divino)! Pois a  consciência é  o Tribunal de Deus implantado  no  interior do homem !

Veja  também

SEGUNDO A INTENÇÃO DO CORAÇÃO
...e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb. 4.12).

Há um provérbio popular muito verdadeiro – O coração é terra que só Deus conhece - Este adágio é semelhante uma paráfrase do versículo em estima.
As intenções (motivações) dos seres humanos é uma espécie de motor que os movem.  Para Física toda ação tem uma reação. Já para Psicologia, toda ação há uma motivação por trás. A motivação é derivada de uma emoção. O processo seria assim: emoção+motivação= ação.
Analisemos o verso da epistola aos Hebreus. Tanto o termo pensamento, quanto o coração, refere-se ao homem interior, ao homem essencial, a alma humana que se encontra nua perante aos olhos de Deus. Portanto as reflexões internas (pensamentos) e os desejos do coração (motivos) estão sob julgamento da Escritura Sagrada.
Deste trecho bíblico, podemos concluir que, pessoas praticam os mesmos pecados, poderão ser julgadas de forma diferente. Isto pode ocorrer porque, por motivos diferentes podem praticar iniquidades (pecados). Observamos os exemplos a seguir.
Silvio está casado com Laura há dez anos. A esposa recentemente trocou de emprego. O novo emprego tem gerado exaustão e Laura não está conseguindo delimitar os problemas profissionais no local de trabalho. Ao contrario estão levando-os para seu lar. Com isto ela tem evitado o marido devido à baixa da libido. Esta situação já se encontra no oitavo mês.
Silvio sempre foi fiel! Ele também sempre foi vitima de assedio sexual exercitado pela sua supervisora.
Certo dia, sua chefe marcou um almoço de negócios, no qual ela usou todo seu charme para seduzi-lo. E conseguiu. A supervisora arrastou Silvio para o motel. Acompanhe esta outra situação.
Jaime é casado com Carla há cinco anos. Sua esposa é linda e atraente. Faz de tudo para agradar o marido.  Jaime sempre foi sedutor e namorador desde a adolescência.
Ele  trabalha como balconista  numa farmácia. Ele ficou impactado com Julia, a nova contratada para operar o caixa, que também era casada. O balconista se sentiu encantado pela jovem operadora, desde primeira vez que a viu. E um desejo alojou em seu coração – Ainda beijarei aquela boca, pensou Jaime.
            Embalado pelas recordações da juventude, começara a seduzir a Julia. Com o tempo ele principiou a trocar telefonemas com a caixa. Essa situação foi intensificando até que o balconista alcançou o seu objetivo: beijou a jovem operadora. Jaime praticou o adultério com Julia.
            Percebe-se que ambos, Silvio e Jaime cometeram adultério. As motivações e as circunstancias foram bem diferentes. Todavia empreenderam no mesmo pecado. Contudo, Deus julgará cada caso especificamente, levando em conta a questão das intenções que, obviamente foram distintas.
            Enquanto Jaime premeditou, maquinou uma relação extraconjugal com Julia, Silvio foi seduzido a partir da sua necessidade fisiológica. As características foram impares. Os dois serão considerados como culpado a luz da Bíblia. Eles receberão consequências/punições de acordo com as motivações que determinou a prática do adultério.   
Portanto, o Senhor Jesus conhece todas as intenções por detrás de um ato ou comportamento. São essas motivações/intenções que irão desprender as penas ou consequências de acordo com a intenção original, pois ele é o Deus da justiça.

L.R.S
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial