Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

O Amor é inato ou ensinado?

O Amor é inato ou ensinado?

Luciano Rogerio de Souza

Porque esta é a mensagem (ensino) que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros ( 1 João 3.11).








Quem seria se todos os seres humanos nascessem com um dispositivo do amor! O mundo seria diferente. As pessoas estariam mais próximas do criador. Pelo outro lado, não haveria, assassinatos, crimes, violências, suicídio, divórcios, injurias, corrupções, etc.

Com as primeiras linhas deste texto, você já percebeu que o amor não é inato (que nasce com a pessoa). Ele é, e deve ser ensinado. Não é mera coincidência os inúmeros versículos que ensinam sobre o amor. O próprio Senhor Jesus enfatizou sobre ele (amor) e estimulou os seus discípulos a repassa-lo - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22. 37-39).

Atualmente percebemos o quanto o ensino pode alterar a consciência, pensamento e comportamento do ser humano. O ensino sobre a importância de preservar o meio ambiente já está produzindo resultado. Já se tornou nítido que as crianças (nova geração), assimilaram muito bem este ensino, ao ponto de corrigirem os próprios pais, como o jogar papéis em vias públicas, etc. Por que esta geração teve sua consciência mudada? Porque estão recebendo esta orientação (ensino) diariamente nas escolas. Por que não fazemos o mesmo com tema amar/amor?

A ausência do ensino sobre o amor nas igrejas, famílias, escolas e empresas, resultou na atual sociedade que vivemos: a não valorização do ser humano, da vida e da própria família. Contudo, se for resgatado este ensino as coisas ainda podem ser alteradas. Podemos tornar a nossa sociedade mais amável. Não sejamos ignorantes! Os crimes, a violência e a corrupção não irão acabar. Mas com certeza terá uma redução bem considerável.

O ensino sobre amor chegou ao ápice do desprezo, que até a maioria das igrejas (que deveriam ensinar todos os dias) colocaram outros temas no seu lugar. Parece que as igrejas estão tendo mais prazer em ensinar sobre prosperidade, sucessos, conquistas pessoais e materiais - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te (2 Timóteo 3. 1-5) . Isto é um sinal de alerta que o fim está próximo. A representante de Deus na terra, ao que parece já se perdeu (está perdida) durante o percurso por Jesus traçado.

Com isto já podemos identificar aquilo que Cristo previu - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará (Mateus 24.12). Por falta de ensino do amar, as injustiças aumentam e consequentemente o amor de muitos está esfriando (apagando). São sintomas que estão relacionados diretamente com a perda sensibilidade da maioria das igrejas e da prática da doutrina do amor. Perdendo a identidade de povo de Deus - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (João 13. 35).



SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial