Nosso Proposito é 1 Bilhão de Almas Para Cristo!

DownLivre

Quem foi o profeta Naum?


Jesus  está  Voltando ...


Quem foi o profeta Naum?

Luciano Rogerio de Souza

Naum (significa confortador) foi levantado por Deus para profetizar contra os temidos assírios, considerados o povo mais sanguinário do período vero testamentário. A crueldade era algo cultural na Assíria, ela era celebrada e vangloriada. Quando os assírios voltavam dos campos de batalhas, aonde praticavam torturas e toda espécie de barbárie, comemoravam tais atos com vários dias de festas. Essa maldade pertencente ao próprio DNA do povo, despertou o juízo do Senhor.
A razão das atrocidades “cultuadas” em Nínive deve está relacionada com a fundação da cidade. Foi Ninrode quem a criou (Ninrode significa rebelião). Foi o homem mais cruel e rebelde do mundo antigo - E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.  E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.  E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.  Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade) (Gn 10. 8-12).
O formato do livro é de imprecação, ou seja, lançar maldição ou praga sobre os inimigos. Existem vários Salmos com este estilo literário, chamados de Salmos imprecatórios. Naum impreca juízo sobre os inimigos do próprio Senhor. Alguns acreditam que ele fora um sacerdote.
Esta era a razão para Deus aniquilar com a Assíria - Por causa da multidão dos pecados da meretriz mui graciosa, da mestra das feitiçarias, que vendeu as nações com as suas fornicações, e as famílias pelas suas feitiçarias.  Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos; e levantarei a tua saia sobre a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha (Na. 3. 4,5).
O profeta é considerado um gênio devido o aspecto literário. Sua poesia contrastava com os mais belos textos hebraicos.
Naum argumentava que ninguém podia ficar de pé diante do Senhor, nem a poderosa Nínive - Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas (Na. 1.6).
 Aproximadamente 150 anos depois do ministério de Jonas, Nínive voltou a cultuar a maldade. As gerações que surgiram após aquela, que se arrependeu profundamente, retornaram a desprezar o Deus de Abraão e sua Lei.
As águas que proporcionavam segurança ao ninivitas seria também a primeira arma da coalizão dos medos, babilônicos e citas - As portas dos rios se abrirão, e o palácio será dissolvido.  É decretado: ela será levada cativa, conduzida para cima; e as suas servas a acompanharão, gemendo como pombas, batendo em seus peitos.  Nínive desde que existiu tem sido como um tanque de águas, porém elas agora vazam. Parai, parai, clamar-se-á; mas ninguém olhará para trás (Na. 2. 6-8).  Para alguns estudiosos, o livro de Naum, era cumprimento das profecias de Jonas que foram somente abreviadas.
Ele antecipou que as perversidades (feridas) da cidade seriam imperdoáveis (incuráveis) - Não há cura para a tua ferida, a tua chaga é dolorosa. Todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti; porque, sobre quem não passou continuamente a tua malícia? (Na. 3.19).
O profeta usa a cidade de Tebas (que biblicamente se chama Nô-Amom) como símbolo da destruição de Nínive - E há de ser que, todos os que te virem, fugirão de ti, e dirão: Nínive está destruída, quem terá compaixão dela? Donde te buscarei consoladores?  És tu melhor do que Nô-Amom, que está assentada entre os canais do Nilo, cercada de águas, tendo por esplanada o mar, e ainda o mar por muralha? (Na. 3. 7,8).


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

1 comentários:

  1. muito bom essa palavra. forte de mais... que pena que muitos não se arrepende de suas maldades.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial